📢 Conheça o Programa Desenrola Brasil: uma oportunidade para retomar sua estabilidade financeira!

No início deste mês, foi anunciada a criação do Programa Desenrola Brasil, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com instituições financeiras, que visa a renegociação de dívidas. O programa tem como objetivo oferecer alívio financeiro para aqueles que estão inadimplentes e com o nome negativado nos serviços de proteção ao crédito.

Embora os acordos estejam previstos para serem iniciados a partir de julho, você já pode começar a entender como o programa funcionará e como ele pode ajudá-lo a sair do sufoco.

🔎 O que é o programa Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil é um programa voltado para a renegociação de dívidas de pessoas físicas. Ele foi criado por meio da Medida Provisória nº 1.176/2023, e tem como objetivo principal:

1️⃣ Incentivar a renegociação de débitos de indivíduos inscritos em cadastros de inadimplentes. 2️⃣ Facilitar a negociação entre credores e devedores. 3️⃣ Possibilitar o retorno dos consumidores ao mercado de crédito.

🎯 Quem pode participar do programa de renegociação de dívidas?

O Desenrola Brasil é destinado a duas categorias específicas:

Faixa 1: Pessoas que recebem até dois salários-mínimos (equivalente a R$ 2.640) ou que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses indivíduos poderão renegociar suas dívidas bancárias e não bancárias, desde que o valor total não ultrapasse R$ 5 mil.

Faixa 2: Essa faixa é exclusivamente para aqueles que possuem dívidas com o banco e não se qualificam para a faixa 1. Nesse caso, as instituições financeiras receberão incentivos do governo para aumentar a oferta de crédito e negociar diretamente com o cliente.

📜 Conheça as regras do Programa Desenrola Brasil

Cada faixa tem suas próprias regras estabelecidas:

Na faixa 1, o devedor escolhe um dos bancos participantes para quitar suas dívidas. O pagamento pode ser feito à vista ou por meio de financiamento bancário, com parcelamento em até 60 vezes e juros de 1,99% ao mês. Para quem optar pelo parcelamento, não há necessidade de entrada, e a primeira prestação só vence após 30 dias. As opções de pagamento incluem boleto, débito em conta ou PIX. O governo garantirá o recebimento do banco por meio do Fundo de Garantia de Operações (FGO), mesmo que o consumidor não cumpra o parcelamento. No entanto, a instituição ainda poderá fazer a cobrança e negativar o nome do devedor novamente. Além disso, os beneficiários terão acesso a um curso de educação financeira disponível durante a inscrição no programa.

Já na faixa 2, não haverá garantia semelhante, e cada credor poderá estabelecer suas próprias regras de acordo.

Para ambas as faixas, o financiamento estará isento do pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

💼 O que pode ser renegociado?

O programa permitirá a negociação apenas das dívidas adquiridas até 31/12/2022, incluindo contas bancárias, varejistas, serviços de saneamento, eletricidade, cartões de crédito e outros. No entanto, a renegociação não será aplicável a créditos rurais, financiamento imobiliário, dívidas com garantia real ou operações com risco de terceiros.

🖥️ Como funcionará a plataforma do Desenrola Brasil?

A plataforma virtual do programa será um hub central que reunirá devedores, credores, birôs de crédito e instituições financeiras. O objetivo é garantir que os descontos oferecidos alcancem o maior número de pessoas possível.

Na plataforma, serão divulgadas listas de dívidas elegíveis para negociação pelo programa, juntamente com os descontos oferecidos pelos credores e a situação atual de cada dívida. Os devedores também poderão visualizar propostas de parcelamento e, caso seja viável, fechar o acordo.

O pagamento das dívidas à vista será feito online, e o valor será repassado ao credor.

🔔 Leilão do Desenrola Brasil: entenda na prática

Os credores interessados poderão participar de um leilão organizado por categoria de crédito, como dívidas bancárias, serviços básicos e empresas diversas. O objetivo é que essas empresas ofereçam descontos atrativos para atrair consumidores.

Os credores que oferecerem os maiores descontos poderão participar do programa e terão a segurança de que suas dívidas serão quitadas. Por outro lado, aqueles que propuserem descontos menores ficarão de fora. Portanto, é possível que o consumidor não consiga renegociar todas as suas obrigações financeiras por meio do Desenrola Brasil.

O edital com as regras e prazos para participação no leilão ainda não foi divulgado.

🌟 O programa Desenrola Brasil pode ser a chance que muitos brasileiros aguardavam para regularizar suas dívidas. Tanto aqueles que se enquadram na faixa 1 quanto na faixa 2 terão acesso a recursos que facilitam o pagamento de seus débitos, oferecendo a oportunidade de equilibrar suas finanças.

Fique de olho nas próximas atualizações sobre o Programa Desenrola Brasil e não perca essa oportunidade de reconstruir sua saúde financeira!

#DesenrolaBrasil #renegociaçãodedívidas #estabilidadefinanceira #educaçãofinanceira #oportunidade

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.