Vitor Modesto / CEO & Founder na Empresa PagDicas

Vitor Modesto / CEO & Founder na Empresa PagDicas

Esta pensando em comprar uma maquina de cartões e ainda tem duvidas ? estou disponibilizando meu WhatsApp Pessoal para que você possa falar diretamente comigo, não vou deixar disponível por muito tempo, então, APROVEITE !

Falar ComigoAbra o link pelo Celular

Parcelamento do IPVA ou pagamento à vista? Qual é a melhor opção?

Em janeiro, o DETRAN de todos os estados brasileiros passou a receber o primeiro pagamento do IPVA, que é o IPVA. Todo motorista (exceto algumas exceções que faremos mais tarde) deve pagar este imposto, e o pagamento pode ser feito de 3 maneiras.

A primeira opção é o pagamento integral com desconto, a segunda é o pagamento integral sem desconto e a terceira é o parcelamento (mas sem juros). Se ainda não decidiu como vai pagar o IPVA do veículo, esta posição é para si. Veja abaixo as vantagens e desvantagens de pagar à vista ou parcelado. Aproveite e aprenda a usar o aplicativo Super PagBank para fazer pagamentos de IPVA.

Opções de pagamento do IPVA

Para melhor entender as opções, vamos usar o IPVA cobrado no Estado de São Paulo como exemplo.

Pagamento à vista com desconto

Se optar pelo pagamento integral com desconto (deve ser pago em janeiro), você receberá um desconto de 3% sobre o valor total do IPVA. Para usufruir do desconto é necessário efetuar o pagamento do valor total antes do prazo. O valor específico depende da placa do seu veículo, veja a tabela abaixo:

:

NÚMERO FINAL DA PLACA DO VEÍCULODATA PARA PAGAMENTO DO VALOR INTEGRAL COM DESCONTO
107/01
208/01
311/01
412/01
513/01
614/01
715/01
818/01
919/01
020/01

Pagamento à vista sem desconto

Existem opções de pagamento integral, mas sem descontos. Dessa forma, você não precisa se preocupar com o IPVA em janeiro, então ainda tem um mês para recolher o imposto e pagar em fevereiro.

Essa opção é interessante para quem deseja quitar a dívida do plano financeiro imediatamente, mas no início do ano não tinha toda a dívida. Para pagar, você também precisa saber a data de validade relacionada à placa do veículo, siga estas instruções:

NÚMERO FINAL DA PLACA DO VEÍCULODATA PARA PAGAMENTO DO VALOR INTEGRAL SEM DESCONTO
109/02
210/02
311/02
412/02
518/02
619/02
722/02
823/02
924/02
025/02

Pagamento parcelado

Você também pode optar por dividir o valor do IPVA. Por ser um imposto caro, o DETRAN pode ser parcelado em até 3x sem nenhum desconto. Veja a data de expiração dos três períodos:

NÚMERO FINAL DA PLACA DO VEÍCULODATA DA 1ª PARCELADATA DA 2ª PARCELADATA DA
3ª PARCELA
107/0109/0209/03
208/0110/0210/03
311/0111/0211/03
412/0112/0212/03
513/0118/0215/03
614/0119/0216/03
715/0122/0217/03
818/0123/0218/03
919/0124/0219/03
020/0125/0222/03

Pagar o IPVA à vista ou parcelado? Qual opção é melhor?

A melhor resposta depende do seu plano financeiro e de quanto dinheiro você tem.

O IPVA não é um imposto barato, ele levará em consideração o valor do seu veículo e a alíquota determinada pelo governo estadual. Essa alíquota geralmente varia entre 2% e 4% do valor do carro (denominado “valor do carro”).

Se usarmos uma média de 20.000 reais do valor do carro (que pode ser considerado baixo), teremos que cobrar o imposto está entre 400 e 800 reais.

Você nem sempre considerará o valor total. Nesse caso, o parcelamento é a melhor opção, e agora, se você mantiver esse valor, o pagamento à vista será mais vantajoso, e se pagar com desconto será ainda mais vantajoso. Muitos especialistas aconselham aqueles que preferem pagamentos em dinheiro a realizar o seguinte raciocínio:

  1. Veja quanto seu carro vale de acordo com a tabela FIPE (que é a tabela referência para o valor venal);
  2. Pesquise no site do DETRAN do seu estado o valor da alíquota;
  3. Faça o seguinte cálculo: valor do carro x alíquota do seu estado;
  4. Pegue o resultado e divida por 12 para saber quanto você precisa economizar por mês.

Vamos usar o IPVA de São Paulo como exemplo. Digamos que você tem um carro que vale R$ 35 mil segundo a tabela FIPE e vai pagar a alíquota de 4% do estado, logo, o valor do seu IPVA será R$ 1.400,00.

Se você quiser pagar o IPVA com desconto de 3% no início do ano, o valor total do imposto será de R $ 1.358,00. Dividindo esse valor por 12 fica aproximadamente R $ 117,00, então você só precisa economizar esse valor todo mês para pagar o IPVA com desconto, sem a necessidade de compressão no início do ano.

Você sabe o quão importante é o planejamento financeiro? Se você não usar esse tipo de conta, pode não conseguir pagar o IPVA em dinheiro. Se sua meta é pagar menos, vale a pena fazer um pequeno plano de poupança mensal e estar preparado.

Eu devo fugir do parcelamento?

Não, na verdade não há problema em usar a opção de parcelamento. Não tem atualização de juros e só paga mais quando a parcela é quitada.

A escolha do parcelamento é decidida por muitas pessoas, porque nem todos conseguem economizar no valor do mês e porque muitas pessoas querem diluir o pagamento nos primeiros meses do ano.

Apenas certifique-se de pagar as parcelas em dia, caso contrário você será multado, e se for bloqueado pelas autoridades de trânsito, será apreendido e multado (considerado muito grave, deduzidos 7 CNH pontos).

Como fazer o pagamento do IPVA pelo super app PagBank?

Se você mora e tem seu veículo registrado no Estado de São Paulo, você pode fazer o pagamento do IPVA, seja ele parcelado ou à vista, diretamente pelo super app PagBank.

Para fazer o pagamento do IPVA pelo super app PagBank, primeiro você precisa:

  1. Fazer todas as etapas de segurança do aplicativo para liberar as opções de pagamento e outras transações;
  2. Dentro do menu “Principais”, clique em “Pagar Contas”;
  3. Escolha a opção “Fazer pagamentos no Detran SP”;
  4. Cadastrar as informações do seu veículo;
  5. Conferir se o CPF da conta é o mesmo que consta no documento do veículo (somente o proprietário registrado pode usar o super app para pagamento).

Agora vamos ao pagamento. Primeiro, anote o RENAVAM do seu veículo e siga os passos abaixo:

  1. Digite o RENAVAM, a placa e registre um apelido para o carro (ex: meu carro, carro da empresa, carro da família etc);

2. O veículo foi cadastrado e tudo está pronto para você fazer o pagamento do IPVA pelo super app PagBank;

3. Agora você vai escolher como vai pagar (valor integral com desconto, integral sem desconto ou parcelado)

4. Depois de escolher a forma de pagamento, confira o valor e clique em Confirmar pagamento.

Viu como é fácil? Com o super app PagBank você pode quitar o IPVA do seu carro sem se preocupar com filas nas agências bancárias ou casas lotéricas, tudo bem simples e prático, do jeito que você quer e merece.

Mas as vantagens do super app PagBank não acabam por aí. Além do pagamento digital do IPVA, você tem à sua disposição:

  1. Uma conta que rende mais que o dobro da poupança;
  2. Opções para aplicar em CDBs e Fundos de Investimento;
  3. Recarga de celular com cashback;
  4. Cartões internacionais grátis;
  5. TEDs e Pix grátis e ilimitados;
  6. Pagamento de contas em até 12x;
  7. Shopping PagBank com cashback em todas as compras.

Que tal começar 2021 com um banco completo e grátis na palma da sua mão?

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.