Lista especial de 23 plataformas com cursos online gratuitos

Cursos de Marketing, Vendas, Tecnologia, Empreendedorismo e até da área da Saúde foram liberados gratuitamente por diversas plataformas. Confira!

Durante este período de quarentena no começo de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus ou COVID-19, muitos profissionais estão trabalhando de casa. E para aproveitar o momento e o tempo disponível durante a rotina, várias pessoas estão buscando por cursos online gratuitos.

É claro que os serviços de streaming estão bombando e já temos vários exemplos de empresas de serviço de TV por assinatura que estão liberando todos os canais para ampliar as opções de entretenimento do público. Mas se você também quer aproveitar este período para aprender mais, opções de conteúdos e cursos gratuitos não faltam!

Várias plataformas e empresas estão tomando a iniciativa de liberar gratuitamente alguns cursos considerados premium, que geralmente possuem um preço de compra ou de assinatura mensal.

Logo, listamos aqui 23 plataformas que contam com cursos de Marketing, Vendas, Tecnologia e de várias outras áreas para apoiar a hashtag #FiqueEmCasa.

Durante a quarentena, com certeza teremos ainda a liberação de novos cursos e conteúdos. Se você que está lendo encontrar novas opções, compartilha com a gente lá nos comentários!

Cursos online gratuitos de Marketing e Vendas

Cursos nas áreas de Marketing e Vendas estão sempre entre os mais procurados, já que essas atividades são complementares. E, com o uso das estratégias de Marketing Digital e Inside Sales, você pode aprender novas ações para implementar e alavancar seus resultados!

Vamos conhecer agora as melhores opções para quem busca cursos online gratuitos nessas áreas:

1. RD University

RD University é a plataforma de cursos da Resultados Digitais. Lá você encontra formações que vão ajudar você a desenvolver as habilidades profissionais necessárias para estabelecer uma Máquina de Crescimento na sua empresa, por meio de temas relacionados a Marketing Digital, Vendas, Customer Success e Gestão.

Alguns cursos já estavam gratuitos na plataforma para qualquer um iniciar os seus estudos:

Mas a partir de agora, você também conta com os cursos pagos mais acessados da RD University de forma gratuita por tempo indeterminado, para que também possa aproveitar seu tempo em casa investindo na sua carreira:

RD University cursos online gratuitos

2. Rock University

A Rock University, desenvolvida pela Rock Content, é um portal de cursos das áreas de Marketing e Vendas que também conta com algumas opções gratuitas para você se desenvolver em temas como Copywriting, Produção de Conteúdo, entre outros.

3. ComSchool

Com o objetivo de ajudar os profissionais de Marketing e empreendedores digitais, a ComSchool também liberou 4 dos seus cursos pagos de forma gratuita, com temas como Facebook Ads e Marketing no Youtube.

4. Mind School

A Mind School foi mais uma escola EaD que liberou gratuitamente todos os seus cursos online na plataforma. Você tem acesso a 5 opções que trabalham com temas de Facebook Marketing até Design Thinking.

5. Ahrefs

A Ahrefs é uma das plataformas de análise de tráfego orgânico mais conhecidas do mercado e acabou de liberar gratuitamente o seu curso Blogging para empresas.

6. Insper

O Insper é uma instituição de ensino superior e de pesquisa que acaba de liberar o acesso gratuito ao seu curso de Introdução ao Marketing Analítico, que trabalha com decisões e ações em Marketing baseadas em análise de dados.

Bônus: palestras online com acesso gratuito

Além dos cursos, os eventos também são uma ótima forma de aprendizado na área de Marketing e Vendas. E que tal ter acesso a algumas das palestras incríveis do RD Summit?

A organização do evento liberou gratuitamente 12 palestras para você maratonar:

Além dele, o Startup Summit também deixou disponível algumas palestras da edição anterior abertas para o público:

cursos online gratuitos

Tecnologia e desenvolvimento

A área de tecnologia e desenvolvimento de softwares também conta com uma série de cursos disponíveis por várias plataformas diferentes.

Dê uma olhada nas melhores opções:

7. Udemy

A Udemy é uma das plataformas de cursos online mais conhecidas do mercado, principalmente porque conta com várias opções de baixo valor de investimento. Mas para facilitar o acesso aos principais cursos de tecnologia, a plataforma liberou o acesso gratuito a 40 opções diferentes, principalmente relacionados a linguagens de programação como JavaScript, Python e várias outras.

8. IBM

Sim, a IBM também liberou uma série de cursos online gratuitos para a área de tecnologia, focados em ensinar tudo sobre suas principais ferramentas como a IBM Watson, IBM Cloud, entre outras.

9. TreinaWeb

A TreinaWeb é uma plataforma de cursos que requer a assinatura mensal para liberar o acesso. Mas neste período de quarentena, a empresa liberou 15 dias de acesso gratuito para todos os cursos da área de tecnologia. E não precisa nem colocar dados de pagamento, é só fazer o cadastro e aproveitar!

10. UpInside

A UpInside também liberou uma série de 8 cursos completos que ficam disponíveis de forma gratuita por 40 dias. Todos são da área de desenvolvimento, trazendo temas como Git Workflow, Web Master Business e outros.

Bônus: palestras online de tecnologia com acesso gratuito

Que tal também aproveitar esses dias para assistir palestras sobre Produto, Growth e UX? A Cursos PM3 gravou todas as palestras da edição de 2018 do Product Camp e acabou de disponibilizar tudo gratuitamente.

No total são mais de 30 palestras diferentes que representam mais de 16 horas de conteúdo para você conferir tudo que aconteceu na maior conferência de Product Management da América Latina.

Empreendedorismo, carreira e produtividade

Nessas áreas, várias plataformas também disponibilizaram cursos online gratuitos para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais durante o período de quarentena:

11. LinkedIn

O LinkedIn disponibilizou na sua plataforma a trilha Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade com diversos cursos sobre o tema, que colabora para o momento que diversos profissionais estão vivendo durante o trabalho home office.

pasted image 0 21

12. Slash Education

Com cursos no formato de capítulos e séries, a Slash Education disponibilizou 4 cursos gratuitos para contribuir com o desenvolvimento pessoal durante este período. Empreendedorismo e carreira são alguns dos temas dos cursos.

13. Dobra

A Quero Dobra, que trabalha com a venda de diversos produtos e materiais, também está disponibilizando de forma gratuita o seu curso premium que trabalha com temas de empreendedorismo, criação de startups e gestão.

Temas variados

Várias instituições e plataformas de cursos online que trabalham com temas variados liberaram opções para o público acessar gratuitamente. Confira:

14. FGV

A Fundação Getúlio Vargas foi mais uma instituição que liberou cursos online gratuitos. No total são 55 formações diferentes – com certificado – que você pode aproveitar para aprimorar seu conhecimento em diversas áreas.

15. USP

Através da plataforma de cursos Coursera, a Universidade de São Paulo colocou à disposição 20 cursos inteiramente gratuitos.

16. SENAI

Já o SENAI liberou 12 cursos online gratuitos com temas relacionados a empreendedorismo, finanças, mecânica, segurança do trabalho e outros.

17. Stoodi

Com as aulas suspensas nas escolas, a Stoodi também liberou gratuitamente o acesso aos seus cursos e materiais, principalmente focados em alunos de ensino médio e fundamental.

cursos online gratuitos

18. Harvard

Através da plataforma edX, a universidade de Harvard também disponibilizou uma série de cursos gratuitos em áreas como Biologia, Ciências da Computação e Artes.

19. Grupo Gen

Excel, Cálculo, Estatística e Física são alguns dos cursos do Grupo Gen, que também disponibilizou o acesso gratuito a todos eles por meio da sua plataforma EaD.

20. Expertise

A expertise liberou gratuitamente 5 cursos da sua plataforma de treinamento para todos que buscam aprender mais sobre temas como Liderança, Indústria 4.0 e Ferramentas para a área de qualidade.

21. Na Prática

Com temas fundamentais para esse momento como Produtividade e Autoconhecimento, o site Na Prática, que é uma iniciativa da Fundação Estudar, disponibiliza 4 cursos gratuitos em vídeo, cada um contando com uma duração entre 8hs e 10hs.

22. Núcleo de Aprimoramento Científico

Neste cenário, é comum que muitos pesquisadores e estudantes da área médica procurem conteúdos sobre o coronavírus. E por isso o Núcleo de Aprimoramento Científico disponibilizou de forma gratuita o curso Diagnóstico Molecular do SARS-COV-2, que se baseia nos estudos relacionados ao vírus que foi identificado em 2002 como a causa de um surto de síndrome respiratória aguda grave (SARS).

23. Planilha colaborativa de cursos online gratuitos

Com iniciativa de Tati Felipiak no LinkedIn, está disponível também uma planilha colaborativa onde todos podem incluir novos cursos e conteúdos que ofereçam benefícios para o desenvolvimento das pessoas durante o período de quarentena.

Na planilha você já encontra mais de 100 links diferentes, que levam até iniciativas que já citamos aqui e várias outras!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.